Avaliação de filosofia, tema : Do mito à filosofia.

Se a filosofia for uma ciência (porque, sinceramente,eu não sei se é) ela surgiu da nessecidade de contestação,formulação de ideias, de "seres pensantes". Os mitos são (ou eram) um meio de tornar mais fácil a compreensão do mundo; formando ou mudando nossa concepção sobre determinados valores.
Um exemplo de mito é o de Odisseu,porque desafiou os deuses está "fadado" a nunca conseguir voltar à sua terra natal. Ele passa muito tempo velejando e encontra até o inferno,literalmente, mas não consegue voltar pra casa.Se "deita" com meio mundo e sempre reclama da "falta que sente da mulher que ama".
Enfim, o que o mito de Odisseu quer nos dizer? O que ele nos faz "filosofar" ? Não é sobre o adultério e o quanto pode ser difícil a monogamia do ponto de vista de um homem que se encontra sem a "mulher amada".O mito de Odisseu, penso eu,é para nos fazer refletir (porque refletindo filosofamos) sobre a busca de nossos ideais; no caso dele voltar à sua terra. Partindo do pré-suposto de que para alcançar um objetivo devemos seguir as regras do jogo e entender que nem tudo depende só de nós. Odisseu acaba entendendo que os deuses são quem , na verdade, mandam e não lhe cabe medir forças com as divindades.
O mito é um caminho à filosofia, porque a partir de fatos (nesses casos, fictícios) podemos compreender com um pouco mais de clareza a vida e contestá-la , ou não.


N.A. : Odisseu me lembra : Onde está o seu lugar ?


Marí M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário